|
Id: | 36966
| Autor: | Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm. | Título: | o Enfermeiro Professor e o Preparo Pedagógicopara a Ação Docente: revisão de literatura^iptThe Nurse as a Teacher and the Pedagogical Preparation to theTeaching Action: literature review^ienEl Enfermero Profeso y la Preparación Pedagocia pra la Acción Docente: revisión de literarura^ies.
| Fonte: | Rev. paul. enferm;4(28):[28-34],out., 2009. ^btab.
| Resumo(s): | o ofício de professor tem uma trajetória que aborda questões como valores, formação de concertos, conhecimentomoral e ético nas ações e relações humanas. No desenvolvimento de suas ações, o docente pode ser presentee participativo no contexto de vida dos educandos, atuando com aptidão, com o coração, tendo a motivaçãopara transformar, formar e profissionalizar. Na educação técnica em enfermagem, o profissional formador é oenfermeiro, que deve comprovar capacitação pedagógica para atuar nesse cenário, 0 objetivo deste estudo foiconhecer, por meio da revisão de literatura, a produção cientifica sobre a formação e a ação pedagógica desseprofissional que atua na docência e quais proposições vem sendo apresentadas sabre a assunto. O métodoutilizado foi a revisão de literatura realizada na base de dados Sclelo, que permitiu identificar 125 artigos. Apósanalise, estes foram agrupados par similaridade, a que permitiu a identificação de duas categorias: "Formaçãodocente" e "Ação docente", evidenciando-se que a formação do professor deve ser norteada por praticas reflexivas,possibilitando sua atuação na formação, no treinamento e na habilitação de futures aprendizes para o saber,a saber fazer e a saber ser(AU) - pt
The teacher profession embraces matters such as values, concepts formation, moral and ethical knowledge inhuman actions and relationships. When developing his/her actions, the teacher can be present and participativein students' life context, acting with ability, "with the heart", and with the motivation to transform, train and professionalize.In Nursing technical education, the training professional is the nurse, who must prove pedagogicalqualification to act in this field. The objective of this study was to know, through review, the scientific productionabout this professional's training and pedagogical action which acts in teaching and propositions that are beingpresented about the subject. The method used was literature review, developed in the Scielo database, which hasidentified 125 articles. After analysis, they were arranged by similarity, what enabled the identification of two categories:''Teacher education" and "Teacher action". Emphasizing that the teacher's training must be guided by reflexivepractices allowing the action to educate, train and qualify future learners to learn, learn to do and learn to be(AU) - en
EI oficio de profesor tiene una trayectoria que aborda cuestiones como valores, formación de conceptos, conocimientomoral y etlco en las aciones y relaciones humanas. En el desarrollo de sus aciones, el docente puede serpresente y participativo en el contexto de vida de los educandos, actuando con aptitud, "con el corezon'', teniendola motivación para transformar, formar y profesionalizar. En la educación técnica en Enfermería, e! profesionalformador es el enfermero, que debe comprobar su capacitación pedagógica para actuar en ese escenario. EIobjetivo de este estudio ha sido conocer, a traves de la revisión de literatura, la producción cientifica sobre laformación y acción pedagógica de ese profesional que actua en la docencia y las propuestas que se están presentandosobre el asunto. El método utilizado fue la revisión de literatura, desarrollada en fa base de datos Scielo,que permitiô identificar 125 articulos. Despues de someterios a análisis, fueron agrupados por semejanza, to quepermitió identificar dos categorias: "Formación docente" y " Acción docente", evidenciando que la formación delprofesor debe ser orientada par prácticas reflexivas, posibilitando actuar para formar, entrenar y habilitar futurosaprendices para el saber, saber hacer y saber ser(AU) - es
| Idioma: | pt.
| Descritores: | Enfermeiros Docentes Enfermeiros educ
| Limites | Humanos
| Tipo de Publicação: | Revisão
| Tipo de Registro: | Material textual | Responsável: | BR599.1 |
|