Base de dados : ms
Pesquisa : DOCENTE [Palavras]
Referências encontradas : 25 [refinar]
Mostrando: 1 .. 20   no formato [Detalhado]

página 1 de 2 ir para página        

  1 / 25 ms  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:38871
Tombo:10001031964.
Editora:Fundap
Autor:Fundação do Desenvolvimento Administrativo (SP)*.
Título:Curso de formação docente. Trabalho de conclusão de curso: TCCs selecionados.
Fonte:São Paulo: Fundap, 2011. . 525 p. Livro, tab, graf.
Crédito:Picciafuoco, Paula Regina Di Francesco. coordenação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. parceria
Tipo de Material:Livro
ProjetoFundação do Desenvolvimento Administrativo. Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área de Saúde no Estado de São Paulo.
Idioma:pt.
ISBN:978-85-7285-134-3.
Descritores:Educação a Distância
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação em Enfermagem
Especialidades de Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Prática do Docente de Enfermagem
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 37.017.4:614, F981c, MT, 10001031964
Responsável: BR599.1


  2 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:38642
Tombo:10001031819.
Editora:Cortez
Autor:Germano, Raimunda Medeiros
Título:Educação e ideologia da enfermagem no Brasil.
Fonte:São Paulo: Cortez, jan. 1985. 2. ed. 118 p. Livro.
Crédito:Ramos, Vilson Fontana. revisão
Oliveira, Jernonimo. capa
Silva, Antonio de Paulo. produção editorial
Garcia Filho, José. produção editorial
Tipo de Material:Livro
Idioma:pt.
Descritores:Pesquisa em Enfermagem
Educação em Enfermagem hist
Educação em Enfermagem métodos
Educação em Enfermagem org
História da Enfermagem
Estudantes de Enfermagem hist
Prática do Docente de Enfermagem hist
Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 616-083:37, G373e, AG, 10001031819
Responsável: BR599.1


  3 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:37663
Autor:Rodrigues, Suzana Gonçalves; Neves, Maria da Graça Camargo.
Título:Avaliação formativa: vivências em metodologia ativa de ensino aprendizagem na visão docente e discente^iptFormative assessment: experiences in active methodology of teachingand learning from the teachers and students perspectives^ien.
Fonte:Comun. ciênc. saúde (Impr.);3/4(26)fev., 03, 2015. ^btab.
Resumo(s):Objetivo: Verificar a percepção dos docentes e discentes no que se refereao processo avaliativo formativo da Escola Superior de Ciênciasda Saúde.Métodos: pesquisa realizada com discentes e docentes do curso de Enfermageme Medicina de uma Instituição de Ensino Superior, localizadaem Brasília, que utiliza metodologia ativa de ensino aprendizagem.Estudo exploratório descritivo com abordagem quanti-qualititativa.Resultados: apontam para a existência e interferência negativa docorporativismo, dos vínculos afetivos, do fornecimento do feedbackpelo docente na construção da aprendizagem discente.Conclusão: torna-se imperativo a educação permanente docente emtorno da avaliação formativa visando contribuir para a solidificaçãodo pensamento reflexivo, humanizado e generalizado do estudante emformação.(AU) - pt

Objective: To investigate the perceptions of teachers and studentsregarding the formative assessment process of the Escola Superior deCiências da Saúde.Methods: The research involved students and faculty from the Schoolof Nursing and Medicine of a Higher Education Institution, which usesactive methodology teaching and learning, located in Brasília. Exploratorystudy with qualitative and quantitative approach.Results: point to the existence and negative interference of corporatism,the affective bonds, provision of feedback by the teacher in thebuilding of student learning.Conclusion: it is imperative to continuing education teachers aroundformative assessment to contribute to the solidification of reflectivethinking, humanized and widespread student in training.(AU) - en
Idioma:pt.
Descritores:Aprendizagem Baseada em Problemas
Avaliação Educacional
Educação em Enfermagem
Educação Médica
Educação Continuada
Retroalimentação
Ensino
Aprendizagem
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Artigo Clássico
Tipo de Registro:Material textual
Forma do Item:Eletrônico
Endereço Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/ccs_artigos/avaliacao_formativa.pdf
Responsável: BR599.1


  4 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:36966
Autor:Silva, Sandra Regina Lins do Prado Tardelli da; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm.
Título:o Enfermeiro Professor e o Preparo Pedagógicopara a Ação Docente: revisão de literatura^iptThe Nurse as a Teacher and the Pedagogical Preparation to theTeaching Action: literature review^ienEl Enfermero Profeso y la Preparación Pedagocia pra la Acción Docente: revisión de literarura^ies.
Fonte:Rev. paul. enferm;4(28):[28-34],out., 2009. ^btab.
Resumo(s):o ofício de professor tem uma trajetória que aborda questões como valores, formação de concertos, conhecimentomoral e ético nas ações e relações humanas. No desenvolvimento de suas ações, o docente pode ser presentee participativo no contexto de vida dos educandos, atuando com aptidão, com o coração, tendo a motivaçãopara transformar, formar e profissionalizar. Na educação técnica em enfermagem, o profissional formador é oenfermeiro, que deve comprovar capacitação pedagógica para atuar nesse cenário, 0 objetivo deste estudo foiconhecer, por meio da revisão de literatura, a produção cientifica sobre a formação e a ação pedagógica desseprofissional que atua na docência e quais proposições vem sendo apresentadas sabre a assunto. O métodoutilizado foi a revisão de literatura realizada na base de dados Sclelo, que permitiu identificar 125 artigos. Apósanalise, estes foram agrupados par similaridade, a que permitiu a identificação de duas categorias: "Formaçãodocente" e "Ação docente", evidenciando-se que a formação do professor deve ser norteada por praticas reflexivas,possibilitando sua atuação na formação, no treinamento e na habilitação de futures aprendizes para o saber,a saber fazer e a saber ser(AU) - pt

The teacher profession embraces matters such as values, concepts formation, moral and ethical knowledge inhuman actions and relationships. When developing his/her actions, the teacher can be present and participativein students' life context, acting with ability, "with the heart", and with the motivation to transform, train and professionalize.In Nursing technical education, the training professional is the nurse, who must prove pedagogicalqualification to act in this field. The objective of this study was to know, through review, the scientific productionabout this professional's training and pedagogical action which acts in teaching and propositions that are beingpresented about the subject. The method used was literature review, developed in the Scielo database, which hasidentified 125 articles. After analysis, they were arranged by similarity, what enabled the identification of two categories:''Teacher education" and "Teacher action". Emphasizing that the teacher's training must be guided by reflexivepractices allowing the action to educate, train and qualify future learners to learn, learn to do and learn to be(AU) - en

EI oficio de profesor tiene una trayectoria que aborda cuestiones como valores, formación de conceptos, conocimientomoral y etlco en las aciones y relaciones humanas. En el desarrollo de sus aciones, el docente puede serpresente y participativo en el contexto de vida de los educandos, actuando con aptitud, "con el corezon'', teniendola motivación para transformar, formar y profesionalizar. En la educación técnica en Enfermería, e! profesionalformador es el enfermero, que debe comprobar su capacitación pedagógica para actuar en ese escenario. EIobjetivo de este estudio ha sido conocer, a traves de la revisión de literatura, la producción cientifica sobre laformación y acción pedagógica de ese profesional que actua en la docencia y las propuestas que se están presentandosobre el asunto. El método utilizado fue la revisión de literatura, desarrollada en fa base de datos Scielo,que permitiô identificar 125 articulos. Despues de someterios a análisis, fueron agrupados por semejanza, to quepermitió identificar dos categorias: "Formación docente" y " Acción docente", evidenciando que la formación delprofesor debe ser orientada par prácticas reflexivas, posibilitando actuar para formar, entrenar y habilitar futurosaprendices para el saber, saber hacer y saber ser(AU) - es
Idioma:pt.
Descritores:Enfermeiros
Docentes
Enfermeiros educ
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Revisão
Tipo de Registro:Material textual
Responsável: BR599.1


  5 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:36654
Tombo:10001030584; 10001030585.
Editora:Fiocruz
Autor:Procópio, Maria José
Título:Controle da tuberculose: uma proposta de integração ensino-serviço.
Fonte:Rio de Janeiro: Fiocruz, abr., 2014. 7 ed. rev. e ampl. 340 p. Livro, mapas, tab, graf.
Tipo de Material:Livro
Idioma:pt.
ISBN:978-85-61445-92-8.
Descritores:Tuberculose prev
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Educação a Distância rec hum
Tuberculose diag
Tuberculose quimioter
Tuberculose epidemiol
Tuberculose mortal
Tuberculose transm
Sistema Único de Saúde hist
Sistema Único de Saúde legis
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Política de Saúde
Determinantes Sociais da Saúde
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 616.24-002.5, P963c, MT, 10001030584
BR599.1, 616.24-002.5, P963c, e.2, AG, 10001030585
Responsável: BR599.1


  6 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:36576
Autor:Santos, Carlos Eduardo de; Leite, Maria Madalena Januário.
Título:Compreendendo expectativas: o olhar docente e o discente^iptUnderstanding expectations: learning and teaching view^ienComprender las expectativas: professores y alumnos^ies.
Fonte:Rev. paul. enferm;1(27):[56-60],jan.- mar. 2008. .
Resumo(s):Esta pesquisa objetivou ccmpreender as expectativas de professores e alunos de um curso de graduação emEnfermagem. Para compreender esse vivência, foi utllizado 0 referencial de análise da fenomenologia socialde Alfred Schutz. A reqião de lnquerito foi uma universidade particular do Estacto de Sao Paulo; e os sujeitosdeste estudo foram alunos ingressantes e professores do curso. Os depoimentos revelaram que o tipo vivido dodocente tem como um aluno com capacidades técnicas e científicas a serem desenvolvidas, sendoum profissional capaz de planejar recursos e capacidade de aprender por si exercendo cidadania. Otipo vividopara 0 discente é que vem em busca de conhecimentos técnicos e científicos aplicáveis no cuidado humano,permitindo sua oportunidade de inserção no mercado de trabalho.(AU) - pt

This research aimed to understand the expectations of teachers and students front to a Graduation Coursein Nursing. To understand this experience, the referential of analysis of the social phenomenological by AlfredSchiltz was used. The inquiry region was a particular university of the Sao Paulo City, and the citizens of thisstudy were students and teachers of the course. The statements had disclosed that the experienced teacher hasas expectation a student with technical and scientific capacities to be developed, being a professional capableto plan resources and capacity to learn for himself/herself exerting citizenship. The experienced for the studentis that one that comes in search of applicable technical and scientific knowledge in the human care that providesopportunities for his/her insertion in the labor market.(AU) - en

Esta lnvestigación tuvo como objetivo comprender las expectativas de profesores y alumnos frente a un curso deqraduación en Enfermería. Para comprender esa vlvencla fue utilizado el referencial de analtsls de la fenomenología social de Alfred Schutz. La región de averiguación fue una universidad particular del estado de Sao Paulo,y los sujetos de este estudio fueron alumnos ingresantes y profesores del curso. Las declaraciones revelaron que el docente tiene como expectativa un alumno con capacidades técnicas y científicas a ser desarrolladas,debiendo ser un profesional capaz de planear recursos y con capacidad de aprender par si mismo, ejerciendo ciudadanla. Para el discente es aquel que viene en busca.de conocimientos técnicos y científicos aplicables en el cuidado humano, con oportunidad de inserción en el mercado de trabajo.(AU) - es
Idioma:pt.
Descritores:Educação Superior
Estudantes de Enfermagem
Docentes de Enfermagem
LimitesHumanos
Tipo de Registro:Material textual
Responsável: BR599.1


  7 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Arquivo
Id:32122
Autor:Moreto, Graziela.
Título:Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do portfólio com estudantes de medicina^iptUna nueva metodología docente en Bioética: experiencia de la aplicación del portafolio con alumnos de medicina^ies / A new teaching methodology in Bioethics: experience of the application of portfolios with medical students
Fonte:Mundo saúde (1995);3(34):^f341^l346,jul.-set. 2010.
Resumo(s):Hoje em dia não se pode negar a necessidade de dedicar tempo na formação curricular em bioética nas escolas médicas. O espaço curricular que se abre para o aprendizado da Bioética nas faculdades de medicina deveria impregnar toda a formação técnica e de habilidades do aluno, sem limitar-se às aulas teóricas. O sistema de portfólio aplicado à bioética consiste em metodologia simples, útil tanto para o aprendizado como para a avaliação do aluno, e oferece a possibilidade de discutir os questionamentos éticos que o estudante enfrente no seu dia a dia. Por este motivo, é passível de ser aplicado ao longo de todo o curso médico. Através de exemplos coletados com a utilização do portfólio num projeto com 64 alunos de 8 faculdades de Medicina do Brasil , foi possível observar como os alunos captam as questões éticas, e passam a estudá-las e refletir sobre elas, construindo assim seu próprio conhecimento. Palavras-chave: Ética – análise. Bioética – portfólio. Metodologia de ensino. (AU) - pt

Nowadays the necessity of dedicating time to curricular education in bioethics in medical schools is undeniable. Curricula that opens for Bioethics teaching in medical schools should impregnate the whole technical education and the development of skills by students, going thus beyond theoretical aspects. A portfolio system applied to bioethics is a simple, useful methodology both for teaching and for evaluating students, and makes possible to discuss ethical questions students face in their daily lives. For this reason, it may be applied during the entire medical education program. By means of examples collected using the portfolio in a project with 64 students of 8 Brazilian medical schools, it was possible to see how the students become aware of thical questions and begin to study and reflect about them, building this way their own knowledge. Keywords: Ethics – analysis. Bioethics – portfolio. Teaching methodology. (AU) - en

No se puede negar hoy la necesidad de dedicar tiempo a la formación curricular en bioética en las escuelas médicas. El espacio curricular que se abre al aprendizaje de la Bioética en las facultades de medicina debería impregnar toda la formación técnica y de habilidades del alumno, sin limitarse a las aulas teóricas. El sistema de portafolio aplicado a la bioética consiste en una metodología simple, útil tanto para el aprendizaje como para la evaluación del alumno, y ofrece la posibilidad de discutir los cuestionamientos éticos del estudiante en su cotidiano. Por ese motivo, el sistema de portafolio puede ser aplicado a lo largo de todo el curso médico. Por medio de ejemplos recolectados con la utilización del portafolio en un proyecto con 64 alumnos de 8 facultades de Medicina brasileñas, fue posible observar como los alumnos captan las cuestiones éticas y pasan a estudiarlas y reflexionar acerca de ellas, construyendo así su propio conocimiento. Palabras-llave: Ética – análisis. Bioética – portafolio. Metodologia de enseñanza. (AU) - es
Idioma:pt.
Descritores:Bioética educ
Estudantes de Medicina
Medidas, Métodos e Teorias
LimitesHumanos
Tipo de Registro:Material textual
Forma do Item:Reprodução impressa regular – impressão legível
Tesauro MS:ÉTICA
BIOÉTICA
DOCENTE DE MEDICINA
Localização:BR599.1
Endereço Eletrônico:http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/77/341a346.pdf
Responsável: BR599.1


  8 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:31166
Autor:Minzoni, Maria Aparecida.
Título:Alguns aspectos da integração docente-assistencial^ipt / Aspects of the nurse-teacher integration
Fonte:Rev. paul. enferm;4(3):^f137^l139,jul.-set. 1983.
Resumo(s):A autora procura mostrar como é difícil a execução, ao mesmo tempo, de três funções complexas e que exigem muito da pessoa: a de docente, de enfermeiro-assistencial e de pesquisador. Além disso, a enfermeira ainda desempenha outros papéis, como o de membro de associação de classe, os relacionados a funções burocráticas, o de participante na política do país e os particulares (mãe, esposa, dona-de-casa, etc.). é sua opinião não ser possível executar bem tudo, porém, cada pessoa realizará melhor aquelas atividades mais adequadas à sua personalidade. Nessa exposição, a autora não se preocupa em apresentar uma solução para o problema da integração docente-assistencial, mas procura torná-lo claro para que outros tentem resolvê-lo. (AU) - pt

The author demonstrated the difficulty to perform concomitant three complex functions: teacher, nurse and researcher. However the nurse plays other roles: membership of association, bureaucratic functions, political participator and the private one (mother, wife, housewife etc.). She wrote that it is impossible to do every thing concomitant, and each one performs the suitable activity whith more determination. The author is not worried to demonstrate a solution to the teacher-nurse integration problem; She only intended to clarify it. (AU) - en
Idioma:pt.
Descritores:Docentes de Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Pesquisadores
Tipo de Registro:Material textual
Forma do Item:Reprodução impressa regular – impressão legível
Localização:BR599.1
Responsável: BR599.1


  9 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:31151
Autor:Schmidt, Maria José.
Título:Natureza das condições de trabalho da enfermagem^ipt / The nature and condition of nurse’s job
Fonte:Rev. paul. enferm;3(4):^f89^l94,jul.-set.1984.
Resumo(s):A autora enfoca os diversos campos de atividade do enfermeiro e suas condições de trabalho, destacando a assistência de enfermagem realizada pelo enfermeiro como profissional autônomo, em clínicas de enfermagem, no domicílio e até mesmo no hospital. (AU) - pt

The author approaches the different areas of nurse’s activities and her conditions of job. She emphasizes the nurse as an autonomous professional at nursing homes, at nursing office and in the hospital. (AU) - en
Idioma:pt.
Descritores:Enfermagem
Papel do Profissional de Enfermagem
Serviço Hospitalar de Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Enfermagem em Saúde Pública
Prática do Docente de Enfermagem
Enfermagem Militar
Tipo de Registro:Material textual
Forma do Item:Reprodução impressa regular – impressão legível
Localização:BR599.1
Responsável: BR599.1


  10 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:21913
Tombo:10001025443.
Editora:Fiocruz
Autor:Escola Nacional de Saude Pública Sérgio Arouca. (Brasil)*.
Título:Formação docente em educação profissional técnica na área da saúde: trabalho, saúde e educação.-n.1
Fonte:Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. . 160 p. ilus.
Crédito:Bomfim, Maria Inês do Rego Monteiro. coordenadora
Tipo de Material:Livro
Descritores:Política de Saúde
Educação à Distância
Educação em Enfermagem
Educação Profissional em Saúde Pública
Brasil
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Publicações Governamentais
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 37.018.43:614, E24, n.1, MT, 10001025443
Responsável: BR599.1


  11 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19781
Tombo:10001023952.
Editora:OPAS
Autor:Organização Pan-Americana de Saúde*.
Título:Aprendizagem e prática docente na área da saúde: conceitos, paradigmas e inovações.
Fonte:Washington: OPAS, 2005. . 111 p. Livro, ilus.
Crédito:Struchiner, Miriam. autoria
Giannella, Taís Rabetti. autoria
Tipo de Material:Livro
Idioma:pt.
ISBN:92-75-75578-0.
Descritores:Educação em Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Aprendizagem
Educação a Distância
Avaliação Educacional
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 37:614, O68a, AG, 10001023952
Responsável: BR599.1


  12 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:19306
Autor:Cândido, Vanessa R. N. Medeiros; Friedländer, Maria Romana.
Título:Enfermagem, liderança e prática docente: levantamento e análise bibliográfica^iptEnfermería, liderazgo y práctica docente: levantamiento y análisis bibliográfica^ies / Nursing, leadership and teaching practice: survey and bibliographical analysis
Fonte:Rev. paul. enferm;2(26):^f121^l126,abr.-jun. 2007. ^btab, ^bgraf
Resumo(s):O objetivo deste estudo foi verificar o número de publicações sobre a liderança do docente de enfermagem nos últimos cinco anos e analisá-las quanto ao periódico no qual foram publicadas, ano de publicação, idioma e origem do periódico, origem dos autores, descritores de assunto, tipo de publicação, método utilizado e aspectoda liderança abordado. Os resultados nos permitiram concluir que o número de publicações é pequeno, há umavisão desarticulada da liderança com a docência de enfermagem e o principal aspecto abordado foi a liderançana administração acadêmica. Finalmente sugerimos novas pesquisas sobre o tema, que é fundamental para odesenvolvimento e a continuidade da profissão. Palavras-chave: Liderança; Docente de enfermagem; Educação em enfermagem(AU) - pt

This study aims to verify the amount of nursing teacher leadership publications in the last five years, and analyzethem regarding the periodic they were published, publication year, language and periodic nationality, authornationality, keywords, publication type, method and leadership aspect approached. The results let us concludethat the number of publications is small, there is a disarticulated vision between leadership and nursing teachingand the main aspect approached was academic administration leadership. Finally we suggest new researchesabout the theme, which is fundamental for profession development and continuity. Keywords: Leadership; Faculty, Nursing; Education, Nursing(AU) - en

El objetivo de este estudio fue verificar el número de publicaciones acerca del liderazgo del docente de enfermeríaen los últimos cinco años y analízalas cuanto al periódico en el cual fueran publicadas, año de publicación, idiomay origen del método utilizado y aspecto del liderazgo abordado. Los resultados permitirán concluir que el numero de publicaciones es pequeño, hay una visión desarticulada del liderazgo con la docencia de enfermería y el principal aspecto abordado fue el liderazgo en la administración académica. Finalmente sugerimos nuevas pesquisas sobre el tema, que es fundamental para el desarrollo y la continuidad de la profesión. Palabras clave: Liderazgo; Docente de enfermería; Educación en enfermería(AU) - es
Idioma:pt; es.
Descritores:Liderança
Docente de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1
Responsável: BR599.1


  13 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:18623
Tombo:10001008225.
Editora:USP
Autor:Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Serviço de Biblioteca e Documentação*.
Título:Saúde pública: bibliografia do corpo docente 1986-1989.-v. 4
Fonte:São Paulo: USP, 1991. . 165 p. Livro, graf.
 (Série Bibliografia do Corpo Docente).
Tipo de Material:Livro
Idioma:pt.
Descritores:Saúde Pública
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Bibliografia
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 016:37-051:614, B582, v.4, REF, 10001008225
Responsável: BR599.1


  14 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Arquivo
Id:17414
Autor:Gonçalves, Elisiane Cristina de Freitas; Santos, Aline Elias de Oliveira dos; Martins Júnior, José Antonio.
Título:Prática docente: dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física nos cinco primeiros anos de atuação profissional^iptPráctica de la enseñanza: las dificultades de los profesores de Educación Física en los primeros cinco años de trabajo profesional^ies / Teaching practice: difficulties found by Physical Education teachers in the first five years of professional work
Fonte:Mundo saúde (1995);4(31):^f494^l499,out.-dez. 2007.
Resumo(s):Este estudo tem como objetivo analisar e descrever as dificuldades dos professores de educação física nos cinco primeiros anos de atuação profissional, em relação a sua prática pedagógica desenvolvida nas escolas. O ponto de partida foram os professores em início de carreira, pois segundo os ciclos de desenvolvimento profissional apontado por Huberman (1992), estes professores possuem disposição para o trabalho e dificuldades mais peculiares que nas demais fases da carreira. A metodologia utilizada para o estudo foi de trabalho de campo e revisão de literatura, onde foi aplicado um questionário elaborado por Campos (2004) aos professores que trabalham com a disciplina Educação Física na educação básica das escolas sede da rede estadual de ensino de Caratinga, MG, totalizando 8 professores que foram escolhidos aleatoriamente num total de 07 escolas. Ao se concluir este estudo, observa-se que os objetivos foram alcançados e os principais fatores apontados pelos professores que interferem em sua prática pedagógica foram: a questão salarial; a indisciplinados alunos; o impacto com a realidade; a infra-estrutura das escolas; a dicotomia teoria/prática e a desvalorização da profissão. Portanto, conhecer o professor e sua prática pedagógica buscando entender as condições em que desenvolve seu trabalho no cotidiano escolar é de extrema importância. Somente a partir desta lógica será possível avançar e encontrar caminhos para uma transformação. PALAVRAS-CHAVE: Prática de ensino/aspectos sociais. Educação Física escolar. Professores - pt

This study has as its aim to analyze and to describe the difficulties physical education teachers face in the first five years of professional work as regards pedagogical practices developed at schools. The starting point were beginning teachers, chosen because according to the cycles of professional development established by Huberman (1992), these teachers are eager to work and have difficulties that are more peculiar than the ones in al other phases of the career. The methodology used for the study was field work and literature survey, and a questionnaire elaborated by Campos (2004) for teachers who work with the discipline Physical Education in basic education of schools from the county education system of Caratinga, MG, was applied to a total of 8 teachers randomly chosen from a total of 07 schools. In concluding this study, we observed that the objectives had been reached; and the main factors pointed out by teachers that intervene with pedagogical practice had been: wages; indiscipline by pupils; the impact on reality; the infrastructure of schools; the theory/practice dichotomy and the degradation of the profession. Therefore, knowing the teachers and their pedagogical practices seeking to understand the conditions in which they work in schools is extremely important. Only having this logic as the departure point will it be possible to advance and to find ways for a transformation. KEYWORDS: Teaching practice/social aspects. School Physical education. Teachers - en

Este estudio tiene como meta analizar e describir las dificultades de los profesores de educación física en los primeros cinco años del trabajo profesional en lo que concierne a prácticas pedagógicas desarrolladas en las escuelas. El punto de partida fueron los profesores en comienzo de carrera, porque según los ciclos del desarrollo profesional establecidos por Huberman (1992), estos profesores desean mucho trabajar y tienen dificultades más peculiares que las que afectan a otras fases de la carrera. La metodología usada para el estudio fue una encuesta sobre el trabajo y una revisión de la literatura; se aplicó un cuestionario elaborado por Campos (2004) para los profesores que trabajan con la disciplina educación física en la educación básica de escuelas del sistema educativo de Caratinga, MG a un total de 8 profesores elegidos aleatoriamente de un total de 07 escuelas. Concluyendo este estudio, observamos que los objetivos han sido alcanzados; y los factores principales precisados por los profesores como aquellos que intervienen con la práctica pedagógica han sido: salarios; indisciplina de parte de los pupilos; el impacto sobre la realidad; la infraestructura de las escuelas; la dicotomía teoría/práctica y la degradación de la profesión. Por lo tanto, conocer a los profesores y sus prácticas pedagógicas intentando entender las condiciones en las cuales trabajan en escuelas es extremadamente importante. Solamente teniendo esta lógica como punto de partida será posible avanzar y encontrar recursos para una transformación. PALABRAS LLAVE: Práctica de enseñanza/aspectos sociales. Educación física en la escuela. Profesores - es
Idioma:pt; es.
Descritores:Educação Física e Treinamento
Tipo de Registro:Material textual
Forma do Item:Eletrônico
Localização:BR599.1
Endereço Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/mundo_saude_artigos/pratica_docente.pdf
Responsável: BR599.1


  15 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:15362
Autor:OGUISSO, Taka et. al.
Título:Perfil do Estudante Ingressante no Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo^ipt.
Fonte:Rev. paul. enferm;2(25):^f109^l116,abr. - jun. 2006. .
Resumo(s):Resumo do Autor: Introdução: Estudo exploratório, descritivo e comparativo, realizado com 60 alunos ingressantes (74%) em 2003, do total de 81, regularmente matriculados no Curso de Graduação da EEUSP. Objetivos: levantar o perfil do aluno de enfermagem, que ingressou no curso de graduação da EEUSP em 2003; identificar semelhanças e diferenças de perfil entre ingressantes de 2003 e estudantes de três décadas anteriores; identificar motivos da opção pela enfermagem entre estudantes das distintas décadas; comparar dados obtidos neste estudo com os obtidos anteriormente nas décadas de 1970 a 1990. Método: Os dados foram obtidos por meio de questionário com 30 questões abertas e fechadas. Resultados: demonstram que os alunos seguem idealistas e buscam realização profissional e os motivos para optarem pela Enfermagem continuam sendo o desejo de ajudar as pessoas e suas identificação com os ideais da profissão de enfermeiro - pt
Idioma:pt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
História da Enfermagem
Docente de Enfermagem
Escolha da Profissão
Motivação
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1
Responsável: BR599.1


  16 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:15124
Tombo:10001006642.
Editora:FEPAFEM
Autor:Federación Panamericana de Asociaciones de Facultades y Escuelas de Medicina; *.Centro Médico Docente la Trinidad*.
Título:Memorias de la reunión de líderes de enfermería: la enfermeria en Latinoamerica estrategias para su desarrollo.
Fonte:Caracas: FEPAFEM, jun. 1986. . 234 p. Livro.
 (Série Fondo Editorial FEPAFEM Publicación, 8).
Crédito:Fundación W. K. Kellogg. apoio financeiro
Tipo de Material:Livro
Conferência:Apresentado em: Seminario LatinoAmericano de Lideres de Enfermeria, Venezuela, 7-9 mar. 1985.
Idioma:es.
ISBN:980-265-386-1.
Descritores:Enfermagem rec hum
Recursos Humanos em Saúde
Liderança
Estratégias Regionais
Educação em Enfermagem
Serviços de Enfermagem
Enfermagem em Saúde Pública
Planejamento em Saúde
América Latina
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 616-083(8)(063)=134.2, F293m, AG, 10001006642
Responsável: BR599.1


  17 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:13274
Tombo:10001009041.
Editora:Universidade de Costa Rica
Autor:Rodríguez, M. del Rocío; Morice, Ana C
Título:Epidemiología en los servicios de salud de Costa Rica: una experiencia de integración docente-asistencial.
Fonte:San José: Universidade de Costa Rica, 1993. . 56 p.
Tipo de Material:Livro
Idioma:es.
Descritores:Epidemiologia dos Serviços de Saúde
Epidemiologia educ
Epidemiologia hist
Costa Rica
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, AG, 10001009041
Responsável: BR599.1


  18 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:12896
Tombo:10001010705.
Editora:Hucitec
Autor:Marsiglia, Regina Giffoni
Título:Relação ensino/serviços: dez anos de Integração Docente Assistencia - IDA no Brasil.-v.90
Fonte:São Paulo: Hucitec, 1995. . 118 p. Livro.
Coleção:Saúde em Debate.
Crédito:Fundação W,K.Kellogg. apoio
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. apoio
Tipo de Material:Livro
Idioma:pt.
ISBN:85.271.0309-5.
Descritores:Serviços de Integração Docente-Assistencial
Políticas Públicas de Saúde
Serviços de Saúde
Serviços de Saúde Comunitária
Assistência Social
LimitesHumanos
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 614(81), S255, v.90, AG, 10001010705
Responsável: BR599.1


  19 / 25 ms  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:10965
Tombo:10001013555.
Editora:UNFPA
Autor:Toro Ocampo, Horacio
Título:Centros docentes-asistenciales para planificacion familiar.
Fonte:Santiago: UNFPA, jun. 1996. . 77 p. Livro.
 (Série Documentos Técnicos, 1).
Tipo de Material:Livro
Idioma:es.
ISBN:956-7616-02-7.
Descritores:Planejamento Familiar
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Anticoncepção
Serviços de Planejamento Familiar
LimitesHumanos
Feminino
Tipo de Publicação:Livros de Texto
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, 613.888.1, T685c, AG, 10001013555
Responsável: BR599.1


  20 / 25 ms  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:8928
Tombo:10002001536.
Editora:Mec
Autor:Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior*.
Título:Programa de integração docente-assistencial.
Fonte:Brasília: Mec, 1981. . 32 p.
 (Série Cadernos de Ciências da Saúde; n.3).
Tipo de Material:Folheto
Idioma:Pt.
Descritores:Saúde Pública
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Estratégias
LimitesHumanos
Tipo de Registro:Material textual
Localização:BR599.1, AG, 10002001536
Responsável: BR599.1



página 1 de 2 ir para página        
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : ms Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.4 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information